Quando plugamos um aparelho eletrônico na tomada o circuito elétrico dentro do aparelho durante a travessia dos elétrons que entram e saem acontece o aquecimento dos motores e espirais que acionam este aparelho. Não há diferença nenhuma tecnicamente das voltagens neste caso pois o desempenho dos aparelhos será o mesmo, porém referente a economia de energia poderá haver desvantagens dependendo do aparelho escolhido. A maioria dos aparelhos precisam de calor e conectado a uma tomada 220V pode ser mais vantajoso considerando alguns padrões de funcionamento, uma geladeira funcionando no 220V economiza menos de 10% de energia se comparada a uma de 110V. Mais uma secadora de roupas ligada no 220V gasta em média 30% a menos, uma economia bem relevante – Explica o docente do Grupo de Física Teórica do Instituto de Física de São Carlos em São Paulo
MAS O QUE AFINAL MAIS INFLUÊNCIA NA ECONOMIA DA ENERGIA PARA 110 OU 220V?
Na realidade, o que realmente influencia o maior ou menor gasto dos aparelhos elétricos é o fio por onde a energia passa. Se a fiação de uma casa for dimensionada de acordo com os padrões atuais, aparelhos de 110 e 220V trarão o mesmo gasto. Se você construir uma casa e a fiação estiver de acordo com as normas, o gasto de energia no fio será insignificante. Mas há muitas casas que não possuem a fiação adequada e, por isso, a chance de maior gasto, bem como de curtos circuitos é grande. O mesmo vale para emenda de fios: se elas forem mal feitas, o gasto de energia quando a eletricidade passa por eles será maior. No caso de 220V, esse gasto será, realmente, quatro vezes maior.
Qualquer aparelho elétrico consome energia de duas maneiras. Parte do gasto ocorre no próprio aparelho e esse consumo é o mesmo com 110V ou 220V. Um chuveiro, por exemplo, gasta eletricidade para esquentar a água. Seja com 110V, seja com 220V, a resistência no seu interior precisará da mesma energia para elevar a temperatura de, por exemplo, 15ºC a 40ºC, seja com 110 V ou 220V. Mas, para a eletricidade chegar até o aparelho, ela precisa correr pelos fios escondidos dentro das paredes, e os fios também gastam eletricidade.
A questão, portanto, é quanta energia os fios gastam. Numa casa construída com os padrões modernos, a fiação é grossa o suficiente para tornar insignificante o consumo ao longo dos fios. Entretanto, muitas das casas construídas no século XX não seguiram esse padrão, e mesmo hoje muitas são construídas com instalações elétricas abaixo do padrão, pois o cobre dos fios custa muito caro. Outro problema são as conexões (emendas entre fios) mal feitas, que também consomem energia. Nesses casos, uma fração importante da conta de luz será gasta para aquecer os fios ou as conexões, sem nenhum resultado desejável. Aparelhos com 220V reduzirão esse gasto inútil em relação a aparelhos com 110V.
Então, atente-se em uma possível reforma, fazer a verificação dos fios instalados no seu imóvel e também evitar fazer remendos em fios, caso você não tiver o conhecimento necessário.
Fonte: http://www.ifsc.usp.br
Comentários
Postar um comentário