Pular para o conteúdo principal

Edifícios Sustentáveis Parte 2: Não se trata só de tecnologias


Continue acompanhando a lista de sugestões para criar um edifício mais sustentável, economizando ao mesmo tempo em que o meio ambiente também agradece.

• Caixilhos e vidros -
Em termos de conservação de energia, preferência para vidros são fabricados de forma a promover redução da transmissão térmica. Vidros duplos são indicados do ponto de vista de conservação de energia, mas é conveniente usar caixilhos com grelhas de ventilação, para facilitar a renovação do ar sem a necessidade de exaustão mecânica.

• Cobertura -
Verifique que a cobertura do edifício tenha isolamento adequado, tanto em relação ao calor adequadamente isolada (poderá fazê-lo através da FTH). Prefira um isolamento durável e resistente à água, preferencialmente colocado sobre uma camada impermeabilizada logo acima da laje.

• Ventilação -
Uma edificação com ventilação insuficiente poderá reter umidade do ar afetando o conforto e até mesmo a saúde dos habitantes. Os caixilhos devem ter dispositivos que permitam ventilação ou então deve existir um sistema de renovação mecânica de ar.

• Cores - As cores das fachadas e das coberturas influenciam diretamente o conforto térmico. Considere que as cores claras não absorvem tanto calor como as mais escuras, uma fachada branca absorver só 25% do calor do sol enquanto que a mesma fachada na cor preta pode absorver até 90% de calor.

• Energia renovável -
Procure usar equipamentos que funcionem à base de energia renovável. Algumas sugestões:
Colectores solares térmicos -- Captam a energia do Sol e a transformam em calor, poupando até 70% da energia necessária para o aquecimento de água.
Painéis solares fotovoltaicos -- Por meio do efeito fotovoltaico a energia do Sol é convertida em energia eléctrica. Podem ser utilizados inclusive em locais isolados, com ou sem rede elétrica ou como sistemas ligados à rede.
Bombas de calor geotérmicas -- Sistemas que aproveitam o calor do interior da Terra para o aquecimento do ambiente.

• Poupe água - Use louças sanitárias que funcionem com pouca água, e instale sistemas de regulagem do fluxo de água nas torneiras. A ecologia e seu bolso agradecem!

• Use a água da chuva - Se vai construir e tem terreno disponível, existe a possibilidade usar mini-estações de tratamento de água ou cisternas de armazenamento de águas pluviais, para posteriores utilizações em descargas não potáveis como jardim, bacias sanitárias ou lavagem de automóveis. Além de diminuir o consumo de água da rede pública, a retenção de águas pluviais dentro do lote diminui o volume de água jogado nas vias públicas, diminuindo as enchentes comuns nas áreas urbanas no Brasil.

• Recicle o lixo - Em condomínios, preveja espaço destinado à separação de resíduos domésticos para facilitar a reciclagem.

FONTE: Forum da Construção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRÓS E CONTRAS DE MORAR EM ANDAR ALTO DE PRÉDIO

No mercado imobiliário quanto mais alto os andares dos imóveis, mais caros e mais valorizados eles são. Mas será mesmo que tem tantos benefícios um apartamento em andar alto? Encontramos algumas opiniões na internet que vamos compartilhar com vocês. A Vista privilegiada de um andar alto, a sensação de ver toda a cidade e até dar uma espiada em como está o trânsito sem ter que olhar nenhum aplicativo é a melhor coisa. Além de ter menos insetos, menos barulhos internos pois quanto maior alto o andar, menor será o número de pessoas transitando pelos corredores, também sem salões de festas, playgrounds e salões de jogos acaba sendo raro ter barulho de crianças brincando, a não ser que o vizinho tenha muitos filhos. E quem mora nos andares mais altos de um apartamento tem menos efeito na estrutura do imóvel pois recebem menos impacto de encanamento e pressão da água, por exemplo, adiando o número de reformas no imóvel. Afinal, até agora só temos prós em poder morar em andares altos! E...

CONHEÇA O BAIRRO ABRAÃO EM FLORIANÓPOLIS

O bairro Abraão é situado próximo a Coqueiros . Local estratégico tanto para o acesso à ilha quanto ao aeroporto é rápido e fácil. A infraestrutura local de comércio e serviços também é bastante variada e completa, trazendo opções como o Supermercado Angeloni e a Via Gastronômica, sem mencionar a presença do charmoso Parque de Coqueiros e as vistas inigualáveis da baía. Além do mais, foi anunciado o ano passado, a construção de um novo parque que ficará justamente no Abraão, em frente ao Complexo Neoville.

PLANTAS DOS APARTAMENTOS DOS ANOS 80

Já postamos anteriormente as plantas dos apartamentos dos anos 70. Agora mostramos a planta dos apartamentos ANOS 80. Continua o quarto de empregada e a ampla varanda, itens bem diferentes do que temos atualmente. A sala do apartamento médio padrão ainda permanece com espaço para mesas amplas, também algo raro em 2015. Acompanhe outras plantas em nossa página: http://blog.helpimoveis.com.br/2017/04/plantas-dos-anos-70-espaco-amplo.html * Apenas informativo, não temos apartamentos com esse tipo de planta disponível em nossa pauta de imóveis. Fonte: O Globo