Edifícios Sustentáveis Parte 1: Não se trata só de tecnologias! Veja premissas básicas para comprar imóvel!
Quando se fala em edifício sustentável muitos já pensam em técnicas sofisticadas, mas há premissas básicas que qualquer obra moderna deveria atender, desde a compra do terreno até a construção, passando pela arquitetura. Veja esta lista de sugestões para criar um edifício mais sustentável, economizando ao mesmo tempo em que o meio ambiente também agradece.
• Localização urbana - A posição de um edifício em relação ao sol e aos ventos é muito importante e vai determinar várias das necessidades térmicas dos espaços internos. Há inclusive normas específicas para determinar o quanto de energia térmica cada fachada recebe ao longo dia em cada estação do ano.
• Circulação na região - Devem ser preferidos locais arejados, com pouco trânsito e bem servidos em termos de transportes públicos. Com isto, haverá menos poluição e melhores alternativas de locomoção.
• Orientação e insolação - A energia solar é importante, mas na medida certa. Aqui no hemisfério Sul, o ideal é ter os ambientes nobres voltados para a face norte, que são frias no verão e quentes no inverno.
• Proteção contra o sol - Devem ser planejadas proteções nas janelas voltadas para que não recebam tanto sol no Verão. Pode-se usar varandas, brise-soleils, persianas ou vegetação.
• Proteção contra ventos frios - O lado Sul da habitação deve ser reservado a ambientes transitórios como banheiros, despensas, cozinhas e outros cômodos que necessitem de poucas aberturas para o exterior. Aqui na Grande Florianópolis, principalmente o vento frio chamado de vento sul, deve-se prever proteções como vegetação ou muros caso não se possa usar esta face para os ambientes já citados. Com isto diminui-se a necessidade de calefação.
• Fachadas - Áreas envidraçadas causam grandes ganhos térmicos na estação quente e perdas térmicas muito consideráveis durante a estação fria, o que implica sistemas de climatização adicionais para corrigir o efeito. Como sugestão, a área envidraçada de um ambiente não deve ultrapassar 15% de sua área de pavimento.
• Iluminação natural - Prefira áreas iluminadas naturalmente para minimizar o uso de iluminação artificial.
• Lâmpadas adequadas - Opte por lâmpadas de baixo consumo e procure usar iluminação localizada, colocando luz só onde seja de fato necessária.
• Eletrodomésticos de baixo consumo - No que diz respeito ao consumo de energia, use os aparelhos mais eficientes que puder adquirir. Note que, ao contrário do que se pensa, nem sempre os mais eficientes são necessariamente os mais caros.
• Cuide do isolamento térmico - Fator determinante para evitar perdas de calor no Inverno e ganhos de calor no Verão, a ideia é manter uma temperatura constante no interior do edifício. Preferir materiais de isolamento com um baixo índice de condutibilidade térmica (U-value) mas com baixo teor de energia incorporada (energia consumida desde a extração da matéria prima até ao produto final). Em termos de alvenaria, os tijolos de barro maciço são uma ótima opção, já que não podemos mais usar paredes de taipa de pilão como nossos colonizadores.
EDIFÍCIO SUSTENTÁVEL NA GRANDE FLORIANÓPOLIS:
RESIDENCIAL CLAUDIONOR GUIDINI
O Condomínio conta com infraestrutura completa para a família com salão de festas e sala de jogos no Ático, tudo isso em um belo edifício com Arquitetura Neoclássica e excelente localização, próximo ao Shopping Continente em um bairro residencial, mas com forte comércio em seu entorno, reservamento de água da chuva.
Além disso o Residencial Claudionor Guidini localizado na Fazenda Santo Antonio, na Grande Florianópolis conta com várias das especificações citadas na matéria acima como: localização urbana, circulação da região, orientação e insolação, proteção contra o sol, iluminação natural e lâmpadas adequadas!
ÚLTIMAS UNIDADES. PRONTO PARA A MORAR. A PARTIR DE R$ 256.000,00. CONSULTE PREENCHENDO O FORMULÁRIO AQUI!
Comentários
Postar um comentário